terça-feira, 24 de abril de 2007

Movimentos das articulações ou junturas SINOVIAIS

Os movimentos das junturas sinoviais são divididos em três classes:

-> Movimentos angulares: São os movimentos que proporcionam o aumento ou a diminuição do ângulo entre o segmento que permanece fixo e o segmento que se movimenta, esses movimentos podem ser de extensão (aumento do ângulo entre os dois segmentos) e flexão (diminuição do ângulo entre os dois segmentos). Os movimentos de flexão e extensão podem ser de adução ou abdução, de acordo com a realização do movimento, se o movimento for realizado afastando-se do plano sagital mediano ele é chamado abdução se acontecer o contrário ele é chamado de adução.

-> Movimento de rotação: É classificado movimento de rotação, o movimento em que o segmento gira em torno de seu próprio eixo longitudinal. O movimento de rotação pode ser de pronação, se for no sentido do plano sagital mediano ou de supinação, se for em sentido contrário ao plano sagital mediano.

-> Movimento de circundação: O movimento que envolve todos os movimentos possíveis em uma articulação é chamado movimento de circundação.

Os movimentos das junturas sinoviais podem ser classificados de uma outra forma também, quanto ao número de eixos em torno dos quais os movimentos são realizados. Eles são:

-> Mono-axiais: O movimento ocorre em torno de um único eixo. Exemplos de movimentos mono-axiais são: flexão, extenão e o movimento dos membros.

-> Bi-axiais: Ocorrendo em torno de dois eixos, o movimento é chamado bi-axial. Exemplos desse movimento são: Flexão, extensão e abdução, adução.

-> Tri-axiais: Movimento realizado em torno de três eixos é chamdo movimento tri-axial. Um exemplo é o movimento de circundação.

Nenhum comentário: