domingo, 22 de abril de 2007

Articulações ou junturas SINOVIAIS


A articulação sinovial , chamada também de diartrose é bastante complexa, e sua característica é apresentar uma membrana que forra a articulação que é a membrana sinovial, que é a responsável pela produção do liquido sinovial que lubrifica e nutri os tecidos avasculares da articulação. Existem também outros elementos que compõem estruturalmente a juntura sinovial, são eles:

->Cartilagem articular, nutrida pelo liquido sinovial, revestindo a superfície óssea, tendo a função de diminuir o atrito entre os ossos.

->Cápsula articular: principal ligamento entre as articulações móveis, sua camada externa une e ossos, já a camada interna é revestida pelo liquido sinovial. As fibras da cápsula são caracterizadas pela presença de ligamentos que servem para aumentar a resistência das articulações.

Existem também os discos e meniscos que são estruturas fibrocartilagíneas que tem algumas funções dentre elas a de amortecer as pressões sobre a articulação. Observamos também os lábios que são anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncavas e sua função é evitar fraturas nas bordas e aprofundar a cavidade.


Legenda Foto: Imagem obtido no laboratório de anatomia da FAZU.

Nenhum comentário: