terça-feira, 10 de abril de 2007

Articulações ou junturas CARTILAGINOSAS


São chamadas articulações cartilaginosas, as que o meio de união entre as superfícies articulares é preenchido com tecido cartilaginoso. Essas articulações também são chamadas de anfiartroses pelo fato de permitirem pequenos movimentos. As articulações cartilaginosas são classificadas em dois tipos, de acordo com a origem histológica da cartilagem de união. Essas duas classes são:

-> Sincondrose: Os ossos das articulações do tipo sincondrose estão unidos por cartilagem hialina. Algumas sincondroses são substituidas por ossos com o passar do tempo (ocorre nos ossos do crânio e em ossos longos). Entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais ocorrem sincondroses permanentes.

-> Sínfise: O meio de união dos ossos unidos por sínfises é também a cartilagem hialina, porém os ossos ligados por esse tipo de articulação possuem um disco fibrocartilaginoso, que distingue as sínfises das demais articulações. As sínfises são capazes de absorver impactos graças à capacidade de se comprimir dos discos fibrocartilaginosos. Um exemplo de sínfise é a articulação que une os dois ossos púbicos, e um outro exemplo é a mandíbula, que durante o desenvolvimento, suas duas metades estão unidas por uma sínfise mediana, porém na fase adulta essa sínfise não occore mais, pois ocorre a completa ossificação dessa articulação.


Legenda Foto: Foto tirada no laboratório de anatomia da FAZU.

Nenhum comentário: