sexta-feira, 18 de maio de 2007

Agradecimentos & FIM





Bom....

Graças a Deus conseguimos realizar uma boa partida. A vitória foi graças a um trabalho em equipe e creio que o "professor" vai ficar muito feliz com nosso desempenho e graças a Deus saímos com mais três pontos que vão ajudar muito no campeonato.




Queremos agradecer a todos os nosso professores, principalmente aos professores Yudi e Ana Carlina que tiveram a boa idéia dos blogs e tornaram possível a realização desse trabalho através dos conhecimentos que passaram pra gente. Foi um trabalho interessante apesar de trabalhoso, pois não tínhamos muito contato com o sistema de blogs. Mas no balanço foi um trabalho que nos ajudou muito não só nos conhecimento de Ciências Morofológicas, mas também de computação.


Intão é isso ae .... UfA....


FIM







=)

Células do tecido ósseo e Bibliografia


São células do tecido ósseo:

~> os Osteoblastos: células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óseea. Estão localizados na periferia das trabéculas. Quando estão ativos estão na forma cúbica e quando inativos estão achatados

~> os Osteócitos: estão localizados no interior da matriz óssea, ocupando os osteoblastos

~> os Osteoclatos: são células polinucleares e grandes. Estão localizadas nas superfícies das trabéculas ósseas e participam do processo de rebsorção do tecido ósseo. Quando fazem depressão na matriz forma- se as lacunas de Howship





Bibliografia:

DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G.. Tratado de Anatomia Veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1997. 663 p.

GETTY, Robert. Anatomia dos Animais Domésticos. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.a., 1986. 1134

Aulas de ciências morfológicas I na UNIUBE e na FAZU

Internet (varios sites).
www.google.com

=)

Tecido Ósseo




O tecido ósseo é o tecido que mais sofre modificaçoes, suas principais características é a rigidez e resistência. È composto pela matriz óssea , por células, pelo periósteo e pelo endósteo.

-> o endósteo é formado por fibras reticulares e osteoblastos.

-> o periósteo é formado internamente pela camadafibrosa e esternamente pela camada osteogênica.

A principal característica do tecido ósseo é de sustentação e proteção.É importante também por dar apoio aos músculos e também por armazenar cálcio e fosfato.

Cartilagem Fibrosa


A cartilagem fibrosa também conhecida como fibrocartilagem é um tecido entre a cartilagem hialina e o tecido conjuntivo denso, ela está associada a este, ficando difícil determinar os limetes entre eles.Ela é constituida de fibras colágenas tipo I, que estao presentes irregularmente entre os condócitos ou em arranjos paralelos entre os condrócitos.
Diferente da cartilagem elástica e da hialina, a cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio e quando lesada repara-se por si só.

Cartilagem Elástica


A cartilagem elástica é semelhante à cartilagem hialina, porém além de apresentar fibras colagenas do tipo II, apresenta também uma grande rede de fibras elásticas finas e contínuas.Além disso apresenta uma pequena quantidade de material intercelular. Sua principal caracteristica é ser muito flexpivel. Quando lesada repara-se apenas com tecido fibroso.

Cartilagem Hialina


É o tipo de cartilagem mais frequentemente encontrada nos animais. Ela forma a maior parte do esqueleto cartilaginoso do embrião.
Está presente na parede das fossas nasais, trquéia, brônquios, discos epifisários, na extremidade ventral das costelas e recobrindo superfícies articulares dos ossos longos.
A matriz da cartilagem hialina é constituída por fibrilas de colágeno tipo II associadas a proteoglicanos e a glicoproteínas (condronectina).



Tecido Cartilaginoso

As cartilagens se classificam segundo o tipo de fibra presente na matriz. Existem três tipos de cartilagens:

-> Cartilagem Hialina

-> Cartilagem Elástica

-> Cartilagen Fibrosa

Classificação Morfológica das Articulações SINOVIAIS






As articulações sinoviais são divididas em sete classes :

-> Planas: São classificadas como articulações sinoviais planas as articulações que possuem superfície articular plana.

-> Gínglimo: As articulações sinoviais que são classificadas como gínglimas são as que permitem movimentos de extensão e flexão ou movimento de dobradiça.

-> Cilindróide: Também conhecida como trocóide, esse tipo de articulação sinovial possui superfície articular em forma de cilindro.

-> Condilar: Uma superfície ovóide se encaixa numa cavidade elíptica, isso caracteriza a articulação sinovial do tipo condilar.

-> Esferóide: A exemplo da articulação sinovial condilar, possui um segmento esférico, porém, se aloja numa concavidade.

-> Selar: Esse tipo de articulação sinovial se caracteriza por apresentar formato de sela.

-> Elipsóide: As articulações sinoviais elipsóides se caracterizam por apresentar um segmento de elipse encaixado numa cavidade.