terça-feira, 24 de abril de 2007

Movimentos das articulações ou junturas SINOVIAIS

Os movimentos das junturas sinoviais são divididos em três classes:

-> Movimentos angulares: São os movimentos que proporcionam o aumento ou a diminuição do ângulo entre o segmento que permanece fixo e o segmento que se movimenta, esses movimentos podem ser de extensão (aumento do ângulo entre os dois segmentos) e flexão (diminuição do ângulo entre os dois segmentos). Os movimentos de flexão e extensão podem ser de adução ou abdução, de acordo com a realização do movimento, se o movimento for realizado afastando-se do plano sagital mediano ele é chamado abdução se acontecer o contrário ele é chamado de adução.

-> Movimento de rotação: É classificado movimento de rotação, o movimento em que o segmento gira em torno de seu próprio eixo longitudinal. O movimento de rotação pode ser de pronação, se for no sentido do plano sagital mediano ou de supinação, se for em sentido contrário ao plano sagital mediano.

-> Movimento de circundação: O movimento que envolve todos os movimentos possíveis em uma articulação é chamado movimento de circundação.

Os movimentos das junturas sinoviais podem ser classificados de uma outra forma também, quanto ao número de eixos em torno dos quais os movimentos são realizados. Eles são:

-> Mono-axiais: O movimento ocorre em torno de um único eixo. Exemplos de movimentos mono-axiais são: flexão, extenão e o movimento dos membros.

-> Bi-axiais: Ocorrendo em torno de dois eixos, o movimento é chamado bi-axial. Exemplos desse movimento são: Flexão, extensão e abdução, adução.

-> Tri-axiais: Movimento realizado em torno de três eixos é chamdo movimento tri-axial. Um exemplo é o movimento de circundação.

domingo, 22 de abril de 2007

Articulações ou junturas SINOVIAIS


A articulação sinovial , chamada também de diartrose é bastante complexa, e sua característica é apresentar uma membrana que forra a articulação que é a membrana sinovial, que é a responsável pela produção do liquido sinovial que lubrifica e nutri os tecidos avasculares da articulação. Existem também outros elementos que compõem estruturalmente a juntura sinovial, são eles:

->Cartilagem articular, nutrida pelo liquido sinovial, revestindo a superfície óssea, tendo a função de diminuir o atrito entre os ossos.

->Cápsula articular: principal ligamento entre as articulações móveis, sua camada externa une e ossos, já a camada interna é revestida pelo liquido sinovial. As fibras da cápsula são caracterizadas pela presença de ligamentos que servem para aumentar a resistência das articulações.

Existem também os discos e meniscos que são estruturas fibrocartilagíneas que tem algumas funções dentre elas a de amortecer as pressões sobre a articulação. Observamos também os lábios que são anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncavas e sua função é evitar fraturas nas bordas e aprofundar a cavidade.


Legenda Foto: Imagem obtido no laboratório de anatomia da FAZU.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Articulações ou junturas CARTILAGINOSAS


São chamadas articulações cartilaginosas, as que o meio de união entre as superfícies articulares é preenchido com tecido cartilaginoso. Essas articulações também são chamadas de anfiartroses pelo fato de permitirem pequenos movimentos. As articulações cartilaginosas são classificadas em dois tipos, de acordo com a origem histológica da cartilagem de união. Essas duas classes são:

-> Sincondrose: Os ossos das articulações do tipo sincondrose estão unidos por cartilagem hialina. Algumas sincondroses são substituidas por ossos com o passar do tempo (ocorre nos ossos do crânio e em ossos longos). Entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais ocorrem sincondroses permanentes.

-> Sínfise: O meio de união dos ossos unidos por sínfises é também a cartilagem hialina, porém os ossos ligados por esse tipo de articulação possuem um disco fibrocartilaginoso, que distingue as sínfises das demais articulações. As sínfises são capazes de absorver impactos graças à capacidade de se comprimir dos discos fibrocartilaginosos. Um exemplo de sínfise é a articulação que une os dois ossos púbicos, e um outro exemplo é a mandíbula, que durante o desenvolvimento, suas duas metades estão unidas por uma sínfise mediana, porém na fase adulta essa sínfise não occore mais, pois ocorre a completa ossificação dessa articulação.


Legenda Foto: Foto tirada no laboratório de anatomia da FAZU.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Articulações ou junturas FIBROSAS




As articulações fibrosas são as uniões entre dois ossos contíguos por tecido conjuntivo.
*contíguo: junto, próximo, vizinho
Essas mesmas articulações são separadas em três classes :

-> Suturas: São encontradas entre os ossos planos do crânio interpostos por tecido conjuntivo fibroso. Na maturidade as fibras das suturas se fundem e tornam-se firmemente unidos, formando o que chamamos sinostose. As suturas podem ser dos seguintes tipos :
Planas => Possui as bordas das articulações lisas, retilíneas.
Escamosas => Possui bordas chanfradas, aplainadas.
Serreadas => Possui bordas articuladas unidas em linhas denteadas.

-> Sindesmoses: O tecido que interpõe as sindesmoses também é o tecido conjuntivo fibroso, porém as sindesmoses não aparecem entre os ossos do crânio. Há apenas dois exemplos de sindesmoses: tíbio-fibular e radio-ulnar.

-> Gonfoses: São articulações encontradas apenas na fixação dos dentes (entre a raiz do dente e seu alvéolo).



Legendas Fotos: Foto tirada no laboratório de anatomia da FAZU.
Imagem da Gonfose foi tirada do Netter, FH Atlas de anatomia humana, 2003

Classificação das junturas ou articulações

As junturas ou articulações são classificadas de acordo com o meio de união entre as superfícies articulares; As classes são:
-> Fibrosas
-> Cartilaginosas
-> Sinoviais

Conceito de Artrologia


Artrologia é o estudo das articulações e junturas que unem as partes rígidas de um organismo formando o esqueleto, que por sua vez, dá sustentação a todo o corpo.
Na imagem podemos observar a articulação do joelho, que envolve três ossos: o fêmur, a patela e a tíbia.













A imagem foi retirada de http://www.riototal.com.br/saude/saude055.htm